quinta-feira, 7 de março de 2013

Alberto

                                     Qual Chumbo Devo Usar?                                     


Efeitos Causados Em Uma Placa De Ferro.


O universo do tiro esportivo de pressão é um grande amontoado de enigmas para atiradores novatos. São tipos de armas, tipos de chumbos, modalidades, termos técnicos, enfim, muitas coisas desconhecidas, muito o que aprender e muita confusão entre o “conhecimento zero” até o “já domino essa coisa”. Hoje você irá aprender o básico sobre chumbos, aqueles pequenos artefatos metálicos que são disparados pelas carabinas de pressão.
Basicamente, os chumbos são divididos por seu formato, cada um com uma função específica. Vamos lá.
CHUMBOS ESFéRICOS (ROUND)



Antigamente o formato mais comum e utilizado de chumbo era o esférico (round). Esse tipo de chumbo visa penetrar profundamente no alvo, porém perde em termos de precisão do tipo exatamente por conta do seu formato. No tiro esportivo de pressão praticamente não é utilizado.
O tiro de pressão surgiu lá pelo século XVIII, porém até os anos 80 tinha uma função muito mais prática (militar, caça e controle de pestes) do que esportivo. Daí por diante começou a ser praticado como esporte, algo que exigiu da indústria avanços e melhoramentos, tanto em armas quanto em munições. Foi então que o formato esférico dos chumbos perdeu lugar para o formato conhecido como Diabolô.


Enquanto os chumbos esféricos podem girar em qualquer sentido após deixarem o cano da carabina por conta de seu formato, os chumbos diabolô podem girar apenas no eixo horizontal, uma vez que seu formato impede o giro no eixo vertical, com isso aumentando em muito a precisão do tiro e tornando, assim, acertar o alvo muito mais fácil (ok, não tão mais fácil, mas um pouco mais). Dessa forma esse é o formato mais utilizado atualmente. Note que a parte inferior do chumbo (a saia) pode variar de tamanho, porém raramente deixa de ter esse formato, no entando a parte superior (a cabeça) varia bastante, cada formato tendo uma aplicação no tiro esportivo de pressão, seus prós e contras. Vejamos.
CHUMBOS MATCH (WADCUTTER)


Esses chumbos de cabeça chata foram criados para a prática do tiro de pressão em alvos de papel, na qual os alvos ficam entre 10 e 15 metros do atirador. Por isso mesmo o melhor desempenho desse tipo de chumbo se dá até 23 metros no máximo, além disso a perda de precisão é grande. Além disso, quando esse chumbo de cabeça achatada atinge um alvo de papel, abre um orifício esférico facilitando visualizar o ponto de contato e, portanto, a contagem de pontuação em competições.





CHUMBOS DE CABEÇA ARREDONDADA (DOMED)





Esses chumbos de cabeça arredondada são conhecidos por sua versatilidade e excelente aerodinâmica, sendo por isso indicado para utilização geral com alvos a qualquer distância, é o “coringa” dos chumbos em relação ao formato. Esse chumbo é especialmente indicado para a prática do plinking, ou seja, o tiro ao alvo informal utilizando alvos não-tradicionais como latas de refrigerante ou cerveja cheias de água (ou até da própria bebida, afinal, o dinheiro é seu), garrafas, blocos de madeira e balões cheios de água. CURIOSIDADE – O termo plinking é uma onomatopéia do som do chumbo ao bater em um alvo metálico, ou seja, aquele som afiado e metálico “plink”.
CHUMBOS DE CABEÇA PONTUDA (POINTED)





O formato desses chumbos permite máxima penetração nos alvos e por isso mesmo é muito utilizado na prática do plinking. Seu formato que lembra foguetes espaciais passa uma falsa impressão de melhor aerodinâmica que os chumbos de cabeça arrendondada, porém tal não é verdade, muito pelo contrário, uma vez que os disparos de armas de pressão são subsônicos e tal formato de foguete somente traria ganhos de precisão se fosse disparado em velocidades maiores.
CHUMBOS DE CABEçA OCA (HOLLOW POINT)




Os chumbos de cabeça oca são de pouca utilidade no tiro de pressão esportivo, uma vez que operam com boa precisão apenas a distâncias não superiores a 23 metros e são caracterizados pela rápida expansão no momento do impacto.
NOTE que há alguns tipos diferentes de formatos de chumbos diabolô que não passam de variações do formato de cabeça oca e como esse não têm muita aplicação no tiro de pressão esportivo.
Agora que você já conhece os diferentes tipos e formatos de chumbos, chegou a hora de falarmos um pouco de marcas.
Em nossa sociedade capitalista, tudo o que é bom custa caro, isso é fato, e o tiro de pressão esportivo não foge dessa regra. Carabinas baratas em gerais são ruins, enquanto as melhores carabinas custam caro. Acontece a mesma coisa com os chumbos. Vejamos.
CHUMBOS BARATOS


Nenhum comentário:

Postar um comentário